28/07/2022

Faculdade firma acordo com fundação internacional para promover projetos de audiologia Parceria possibilitará o desenvolvimento de ações no curso de graduação de Fonoaudiologia e do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Saúde da Comunicação Humana

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e a sua mantenedora, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), receberam em 26 de julho a visita de representantes da Hear the World Foundation, do Grupo Sonova Brasil e da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) para tratar do desenvolvimento de projeto da ABA em parceria com o Curso de Fonoaudiologia.

A ação resultante da parceria, que será coordenada pela professora Dra. Katia de Almeida, docente do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP, permitirá uma ampliação dos espaços de atendimento e do parque de equipamentos para assistência às crianças com deficiência auditiva, além da expansão das oportunidades de formação e treinamento.

A atividade foi contemplada pela Hear the World Foundation, e tem por objetivo desenvolver centros de excelência no país para capacitação de profissionais para o diagnóstico de deficiência auditiva em crianças, indicação de próteses auditivas, adaptação e reabilitação das crianças.

Na oportunidade, a professora Dra. Noemi Takiuchi, diretora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade, reforçou a importância do desenvolvimento de parcerias como esta. “Com o reconhecimento da expertise dos professores de nossa instituição, poderemos contribuir ainda mais para a formação em Audiologia tanto na graduação como no mestrado”, diz. “Além disso, há uma potencialidade no desenvolvimento de cursos de atualização por meio de programas de educação continuada para profissionais de todo o país, utilizando a estrutura da faculdade para EAD e Telessaúde”, explica Noemi.

Segundo as professoras Noemi e Katia, a parceria para este projeto gerará um alto impacto social, contribuindo para que crianças brasileiras com deficiência auditiva tenham acesso precocemente e de melhor qualidade às intervenções necessárias para que possam seguir se desenvolvendo plenamente.

De acordo com a professora Katia, no Brasil, há uma grande incidência de perdas auditivas adquiridas na infância, associadas a infecções bacterianas e virais. Além disso, também há longos períodos de internação em UTI neonatal, uso prolongado de ototóxicos — medicamentos capazes de lesar estruturas da orelha interna, impactando negativamente nas suas funções auditiva e do equilíbrio —, acidentes com traumatismo craniano, falta de acesso à identificação e tratamento adequado em otites de repetição. “Assim, é importante ampliar o diagnóstico e intervenção precoce junto a crianças com deficiência auditiva, a fim de promover o desenvolvimento de suas habilidades comunicativas, linguísticas, cognitivas e sociais”, completa.

Estiveram presentes no encontro Joëlle Pianzola, diretora da Fundação Hear the Word, Lailah Rottinger, gerente sênior do Programa LatAm Hear the Word, o professor Dr. Irineu Massaia, vice-reitor da FCMSCSP, e o Dr. João Clímaco Penna Trindade, presidente da Diretoria Executiva da FAVC. A visita contou também com a presença de Michele Queiroz, diretora de audiologia do Grupo Sonova Brasil, e Talita Donini, gerente de produtos estratégicos do Sonova Brasil, e da professora Dra. Eliane Schochat, presidente da Academia Brasileira de Audiologia.

Durante o encontro, os visitantes puderam conhecer as instalações do Centro de Ensino e Treinamento da Faculdade, com as salas de atendimento especialmente planejadas para promover ensino e aprendizagem na área da saúde, as salas de Telessaúde, o ambiente de casa simulada e a sala de debriefing. Além disso, conheceram os equipamentos utilizados na avaliação audiológica, obtidos por meio de projetos de pesquisa desenvolvidos no curso de graduação de Fonoaudiologia e no curso de Pós-graduação Stricto Sensu Saúde da Comunicação Humana.