10/02/2022

Abertas inscrições para o Programa de Mentoria da Santa 2022 O prazo final para inscrições é 17 de fevereiro

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) abriu nesta quinta-feira (10/fev) as inscrições para o “Programa de Mentoria 2022”. Podem participar alunos de todos os cursos de graduação — EnfermagemFonoaudiologiaMedicinaTecnologia em Radiologia e Tecnologia de Sistemas Biomédicos — , a partir do segundo semestre ou segundo ano, no caso do curso de Medicina. Para o curso de Enfermagem, poderão se inscrever somente os alunos matriculados a partir do 5º semestre.

O prazo final para as inscrições é 17 de fevereiro. Para se inscrever, basta o aluno escolher o professor mentor e preencher o formulário de inscrição. A primeira escolha será prioritária. Contudo, caso o grupo do professor mentor escolhido estiver com as vagas preenchidas, o aluno participará do grupo escolhido como segunda opção. Os alunos que fizeram parte do Programa de Mentoria 2021 não precisam se inscrever novamente.

Com o programa, os alunos de todos os cursos de graduação da FCMSCSP terão a oportunidade de aperfeiçoar sua experiência por meio do incentivo ao relacionamento acadêmico, da troca de saberes e da compreensão de visões complementares ou diferentes sobre os desafios da prática assistencial. Os grupos de mentoria formados em 2021 serão mantidos, além de serem abertas vagas novas neste grupos, além haver a participação de dez novos professores mentores.

>>> ACESSE A PÁGINA DO PROGRAMA DE MENTORIA DA SANTA 2022

Edição de 2021 teve a participação de mais de 150 alunos e 25 tutores

Em 2021, o Programa de Mentoria contou com a participação de 25 tutores e cerca de 150 alunos de todos os cursos da Faculdade. “Foi um sucesso esse primeiro semestre, pois praticamente não houve desistência de alunos”, destaca a professora Dra. Rosane Lowenthal, do Programa de Saúde Mental da FCMSCSP. “Com base na experiência de 2021, queremos que os grupos possam ser mais diversos, com alunos de vários cursos no mesmo grupo.” Por conta da pandemia de covid-19, vários grupos tiveram que realizaram as reuniões on-line. “Mesmo assim, foi uma oportunidade de encontros, de resgate de contato por conta da pandemia”, afirma.

A iniciativa, que terá início entre os meses de fevereiro e março, pretende que os alunos da instituição tenham visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, estarão mais preparadas para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho.