05/12/2022

Cursinho Areguá pré-vestibular abre inscrições para 2023 Prazo para se inscrever e concorrer a uma das 40 vagas é de 05 de dezembro de 2022 e 25 de janeiro de 2023

O cursinho popular Areguá pré-vestibular, projeto de extensão universitária dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), está com o processo seletivo de alunos aberto para o preenchimento de 40 vagas para as aulas que ocorrerão em 2023. O público-alvo são jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições podem ser feitas diretamente no site do cursinho, no endereço eletrônico www.cursoaregua.com.br, entre os dias 05 de dezembro de 2022 e 25 de janeiro de 2023. A única tarifa a ser cobrada é uma taxa de inscrição no valor de R$ 30 (trinta reais). As aulas terão início em 13 de fevereiro.

Assim como este ano, em 2023 serão oferecidas 40 vagas. Na seleção dos inscritos, metade das vagas será reservada à ampla concorrência e o restante à cota social para pessoas que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Estarão aptos a se inscrever alunos que concluírem o 2º Ano do Ensino Médio até o dia 1º de janeiro de 2023. Será exigida a apresentação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de que o candidato estará cursando o 3º Ano do Ensino Médio, EJA, CEEJA ou ENCCEJA em 2023, documento que deverá ser enviado até o dia 25 de janeiro, último dia de inscrições.

Segundo Ana Flávia Junqueira, diretora-geral do Areguá e aluna da Turma 59 do Curso de Medicina da FCMSCSP, o processo de seleção dos alunos terá quatro fases: preenchimento do formulário de inscrições, prova de conhecimentos gerais, preenchimento de questionário socioeconômico e entrevista online. Para esta última etapa, serão chamados os 100 melhores classificados no somatório das três etapas anteriores. Em seus dois primeiros anos de atividade, o cursinho recebeu a inscrição de mais de 500 candidatos.

Início desafiador, futuro de muita expectativa

O Areguá iniciou suas atividades com aulas em 2021, na fase crítica da pandemia do novo coronavírus. Logo no primeiro ano, o cursinho conseguiu atingir uma taxa de 15% de aprovação em faculdades e universidades com grande disputa por vagas. “Somos um cursinho popular, buscamos ensinar com muita humanidade e com uma rede de apoio”, afirma Ana Flávia. “Estamos preocupados com o ensino, com a aprendizagem, mas também com a formação de uma rede de apoio para deixar os alunos mais seguros, para eles saberem que não estão sozinhos.”

No início, as aulas foram realizadas 100% online. Em 2022, para que o cursinho pudesse ser desenvolvido presencialmente, houve a reformulação de todo o projeto, em que tiveram de ser avaliados novos desafios como o deslocamento pela cidade, a dificuldade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, entre outros temas. “Conseguir manter os alunos focados o ano inteiro nas aulas é um grande desafio”, afirma Gustavo Motta Mil Homens, diretor-geral do Areguá até outubro deste ano. “Este ano, conseguimos fazer isso de um modo muito positivo, com grande engajamento dos vestibulandos.”

O ensino presencial possibilita que o grupo se conheça melhor e a equipe do cursinho compreenda as dificuldades dos alunos, o que acaba influenciando em questões como qualidade do ensino e desempenho acadêmico, modo de acolhimento e permanência dos alunos. Entre os motivos principais de desistência dos vestibulandos está o fato de alguns não conseguirem conciliar a rotina exaustiva de estudos com a rotina de trabalho. Para Gustavo, esse acompanhamento mais próximo dos alunos fez com que a taxa de evasão caísse pela metade nas aulas deste ano. “Presencialmente, o feedback é melhor, você conhece de verdade o aluno, você vê se ele não está entendendo, e aí explica aquilo de novo”, disse. “Eles passam a ter mais vontade de aprender.”

Confira o depoimento de Gustavo Motta Mil Homens, diretor-geral do Areguá – Gestão 2021/2022

Parcerias têm fundamental importância no desenvolvimento do projeto

As aulas do Areguá acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h. O cursinho oferece plantões fixos diários para o esclarecimento de dúvidas das 18h às 18h30, além de plantões extras agendados durante a semana. Além disso, disponibiliza simulados para os principais vestibulares do país, workshops e eventos culturais. O projeto é orientado pelo vice-reitor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia.

Atualmente, fazem parte do projeto 36 professores, 40 plantonistas-tutores e 10 plantonistas de redação. Para esta fase, 53 candidatos se inscreveram para as 22 vagas de professor disponíveis. Todo o trabalho realizado pelos estudantes da FCMSCSP e por parceiros é voluntário. “2022 foi o primeiro ano presencial no qual podemos entender mais sobre o processo por meio do feedback dos alunos”, destaca Ana. “Estamos trabalhando muito nos ajustes das aulas, dos horários, dos intervalos, das divisões de matérias.”

Além de oferecer a infraestrutura física para o Areguá, a Faculdade da Santa Casa de SP disponibiliza aos vestibulandos o acesso completo ao serviço da Biblioteca Dr. Augusto Meirelles Reis. O espaço é composto por três pavimentos, com área total de 761,90 m², compreendendo áreas de processamento técnico, reprografia, balcão de atendimento, acervo, três salas coletivas de leitura, 12 boxes de leitura individual e duas salas de computadores. Além da base bibliográfica física, os alunos podem acessar ao conteúdo disponibilizado digitalmente por meio das plataformas Minha Biblioteca (livros), UpToDate (base de dados), CAPES e Rima (artigos e pesquisas científicas), que estão disponíveis no portal Faculdade, por meio da área restrita, além de bancos públicos de dados como PubMed, Lilacs e Scielo (base de dados).

Por meio de parceria com o Sistema Anglo de Ensino, os alunos têm acesso a apostilas físicas com resumos teóricos e exercícios, simulados inéditos, acesso à plataforma online Plurall com resolução de exercícios e material digital e propostas de redação. Além da parceria com o Sistema Anglo, o Areguá conta com o apoio da Toty Academy, que presta auxílio na capacitação pedagógica de professores e plantonistas e oferece palestras aos alunos sobre estratégias de estudo e provas de vestibular. Outra importante parceria foi estabelecida com o projeto Psi Para Todos, que disponibiliza atendimento profissional psicoterapêutico gratuito com foco na saúde mental do vestibulando por meio de quatro psicólogos clínicos voluntários, que oferecem plantões de acolhimento, palestras e grupos terapêuticos de conversa.

Vestibulandos do Cursinho Areguá aprovados no Vestibular 2022

  • Ana Maria Fonseca – Engenharia Civil FURG (aprovada em segundo lugar);
  • Pedro Henrique Rosa Teixeira – Engenharia ambiental UNESP, USP e UNICAMP;
  • Jonathas Zukauskas Gonçalves de Souza – Educação Física para a UNESP e USP;
  • Alef Gomes Nicolau – Odontologia USP Ribeirão;
  • Carolina de Souza Silva – Gerontologia na USP e Biblioteconomia na UniFCV;
  • Aline Conchetta Dorini da Silva – Artes Cênicas UNESP.

Serviço:

O quê: Processo Seletivo do Cursinho Areguá Pré-Vestibular para o ano de 2023, projeto de extensão dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Quando: As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 05 de dezembro de 2022 e 25 de janeiro de 2023
Como: Por meio do site www.cursoaregua.com.br
Quanto: Taxa única de R$ 30