07/03/2023

Com o Pipa, novos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP são acolhidos com informação e cultura A iniciativa, que anualmente é organizada em colaboração com CAMA, foi criada para bem receber os calouros, permitindo que eles se integrem mais rapidamente às rotinas acadêmicas

Os novos alunos que ingressaram na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) por meio do Vestibular 2023 participam das atividades do Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA). A iniciativa, que anualmente é organizada pela Faculdade, em colaboração com o Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), foi criada para bem receber os alunos, permitindo que eles se integrem mais rapidamente às turmas, aos seus cursos, ao território, às rotinas acadêmicas como um todo e ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia, onde são realizadas as aulas práticas desde o início.

Na semana passada (1º/mar), aconteceu no auditório Dr. Christiano Altenfelder, localizado no prédio central da FCMSCSP (Rua Jaguaribe, nº 155 – 4º andar), a recepção dos alunos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia. Para os alunos dos cursos de Enfermagem, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos, que funcionam no período noturno, as atividades do PIPA se iniciaram ainda no mês de fevereiro.

Na oportunidade, participaram da abertura das atividades o diretor da FCMSCSP, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci; o vice-diretor, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia; a diretora do curso de Medicina, professora Dra. Giselle Burlamaqui Klautau; a diretora do curso de Fonoaudiologia, professora Dra. Marina Padovani, a vice-diretora do curso, professora Dra. Noemi Takiuchi; e o coordenador de Cultura da Faculdade, professor Dr. Décio Cassiani Altimari, que apresentou a história da Faculdade e das Santas Casas de Misericórdia.

Criado para humanizar a recepção dos alunos, PIPA é programa reconhecido

O PIPA, que foi criado pela FCMSCSP para humanizar a recepção dos calouros, é uma iniciativa premiada. Durante o evento, os alunos são acolhidos com empatia e diversas atividades. Ao dar as boas-vindas aos novos alunos, o Prof. Dr. Dolci destacou que a partir daquele momento eles passavam a carregar em sua trajetória de vida a marca forte da Faculdade da Santa Casa de São Paulo. “Queremos que vocês realmente se entrosem com nossos veteranos, conheçam a nossa Faculdade e o nosso Hospital”, disse. “Essa é a melhor fase da vida de vocês, e há tempo para estudar, praticar esportes, fazer pesquisas. Basta se organizar que dá para fazer tudo. Sintam-se acolhidos e abraçados.”

O Prof. Dr. Irineu Massaia lembrou de seu ingresso na Faculdade como aluno, aos 16 anos de idade. “Lembro muito da minha época, quando estava na posição de vocês, depois como residente e docente aqui na Santa”, disse. “A Faculdade nos oferece uma vida muito intensa e prazerosa que não conseguimos largar.” Massaia destacou ainda, as melhorias que vêm sendo realizadas nos últimos anos na infraestrutura da FCMSCSP, como a inauguração do Centro de Ensino em Simuladores; a entrega da nova Biblioteca Dr. Augusto Meirelles Reis, cujo prédio foi inaugurado em abril de 2022; o Biotério e o Centro de Pesquisas. “Vocês serão a primeira turma a ter acesso ao Ginásio Poliesportivo, que fica a poucos metros da Faculdade e ficará pronto e muito breve”, adiantou. Quem gosta de atividades de lazer e esportes, terá muitas opções ao lado da Faculdade e do Hospital.”

Currículo baseado em competências é inspirado nas melhores escolas médicas do mundo e na força da tradição da Faculdade da Santa Casa de SP

O novo currículo do curso de Medicina, que é baseado em competências, fundamenta seu percurso normativo em três áreas essenciais que são a Educação em Saúde, a Atenção em Saúde e a Gestão de Saúde, que podem vivenciados do primeiro ao sexto ano com atividades em menor ou maior grau, mas que permeiam toda a formação. “Trata-se de uma jornada integrada de ponta a ponta, para que vocês se formem profissionais competentes para a nossa sociedade”, destacou a diretora do curso de Medicina, Profa. Dra. Giselle Burlamaqui Klautau. “Esse currículo baseado em competências, trata principalmente do objetivo de formar egressos competentes, confiáveis, críticos e autônomos, essencialmente na busca pelo conhecimento de qualidade e capazes de lidar com situações diversas.”

O novo currículo se apoia em três eixos essenciais: fundamento e método científico, humanismo e visão de direitos e prática de ponta a ponta. “É baseado nas melhores escolas de Medicina do mundo, mantendo, contudo, a força da tradição da FCMSCSP”, disse. “Não deixamos para trás o que tínhamos de melhor. É essencial mantermos os saberes que vieram antes, manter o que é forte em nossa escola.”

A reformulação no currículo já mostra alguns reflexos na formação dos alunos, que é pautada na prática interprofissional, desde o início da formação. “A educação de adultos considera toda a bagagem adquirida, para que vocês aprendam juntos, construam juntos o cuidar de si e do outro”, destaca a diretora do curso de Fonoaudiologia, Profa. Dra. Marina Padovani. “A partir de agora vocês recebem o sobrenome ‘Faculdade da Santa Casa’ e o número da turma, porque passarão a ser da mesma família. Desejo que estejam inteiros para viver essa experiência rica, que construam as melhores memórias e as levem para a vida.”

PIPA é organizado pelo Centro Acadêmico Manuel de Abreu

A recepção dos ingressantes do curso de Medicina é realizada pelo Centro Acadêmico Manuel de Abreu (CAMA) há muitos anos por meio do PIPA, que proporciona o acolhimento e primeiro contato do ingressante na Faculdade de Medicina da FCMSCSP com seus pares e com a instituição. Esta atividade era organizada por iniciativa dos alunos e tinha a duração de uma semana. Contudo, a partir de 2021, com o objetivo de realizar uma recepção aos alunos que fosse integrada ao currículo – propiciando o conhecimento do projeto político-pedagógico do curso e que aproxime os ingressantes de toda a comunidade acadêmica e do entorno da faculdade, além de aproximarem os alunos das contradições sociais do centro de São Paulo, estimulando reflexões sobre a saúde e o território – esse programa foi expandido para três semanas, passando a ser carinhosamente apelidado de ‘Pipão’.

As atividades ocorrem com base em três eixos principais: comunidade, alunos e fundamentos. A programação do PIPA é composta por palestras de professores, rodas de conversa (alunos e professores) e trabalhos em grupo. As temáticas propostas são discutidas em atividades como rodas de conversa sobre a transição vestibular-faculdade, caminhos da graduação, pensamento crítico, relação médico-paciente, portfólio; mentoria, exercício físico e movimento. “Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem requer um maior envolvimento do aluno no aprender e um compromisso mais substantivo e responsável com sua aprendizagem”, destaca a Profa. Dra. Giselle. “Para tanto, os alunos devem saber colocar questões e resolver problemas, devem estudar ao longo da vida e estar preparados para trabalhar em grupo, portanto, essa dinâmica tem de ser exercitada logo nos primeiros dias da vida acadêmica.”