03/06/2022

Ex-presidente Michel Temer conhece iniciativas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Na Presidência da República, Temer estimulou a qualificação do Ensino da Medicina no país

O ex-presidente da República Michel Temer foi recebido nesta quarta-feira (1º/jun) pelo Conselho Curador e pela Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC) e pela Reitoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Na oportunidade, foram apresentadas a Michel Temer as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Fundação em diferentes frentes — ensino, pesquisa, pós-graduação e infraestrutura —, com ênfase nos diversos projetos que estão em andamento na área de inovação e na qualificação e melhoria da infraestrutura física e operacional da instituição, além de parcerias exitosas como as desenvolvidas há décadas com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e com o Instituto do Câncer Professor Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, entre outras.

Temer conheceu projetos como o novo espaço do Centro de Ensino e Treinamento, que permite aos alunos realizarem a prática simulada por meio de atendimentos e procedimentos, estabelecendo a relação direta com o paciente nas atividades assistenciais e ambulatoriais nos cinco cursos de graduação. Foram apresentadas imagens das obras do Centro Desportivo — que será inaugurado ainda no segundo semestre —, do futuro Teatro Professor Dr. Décio Altimari, da Biblioteca Dr. Augusto Meirelles Reis e do Centro de Convivência para os alunos, cujas as novas instalações foram entregues recentemente à comunidade acadêmica.

O presidente do Conselho Curador da FAVC, Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos (D), recepciona o ex-presidente da República Michel Temer para o encontro que aconteceu na sede da FAVC; ao fundo o reitor da FCMSCSP o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci

Temer mostrou-se sensibilizado com projetos assistenciais desenvolvidos pela Faculdade, como o Programa de Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) e a Expedição do barco Abaré, no rio Tapajós. Ele também conheceu a nova Matriz Curricular da instituição, baseada em competências. Proposta inovadora, que vem sendo implantada pela Faculdade de Medicina, tem o objetivo de oferecer um ensino centrado em cuidar cada vez melhor do paciente, pensando na segurança da assistência, sem perder a marca do humanismo que, aliada à inovação, é o principal valor que a Faculdade  de Medicina mantém-se fiel em seus 60 anos de atividades. Isso permite o atendimento de qualidade ao paciente, buscando a excelência nas áreas de pesquisa, inovação e cuidado com atenção ao rigor das melhores práticas científicas.

Programas de extensão da FCMSCSP são exemplos de boas práticas assistenciais e de apoio a comunidades carentes

O PECA, que em 2022 realizou inúmeros atendimentos médicos no município de Atibaia/SP, é uma ação voluntária que mistura prestação de serviços na área de saúde à comunidade, formação prática dos alunos dos cursos de graduação e apoio ao desenvolvimento e à melhoria das políticas locais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de cursos e treinamentos em temas pontuais e relevantes para os municípios que recebem a ação da FCMSCSP.

Na foto, da esquerda para a direita, o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, Dr. João Clímaco Penna Trindade; o ex-presidente do Brasil, Michel Temer; o vice-reitor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia; e o o reitor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci

Já a edição 2021 da Expedição do navio-escola Abaré transcorreu no período de 21 dias, com os alunos do 6º ano do curso de Medicina sendo orientados por professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Faculdade. Por meio desta embarcação foram realizados atendimentos médicos a moradores de 74 comunidades ribeirinhas e indígenas da região do rio Tapajós, nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, no estado do Pará. Ao todo, foram feitos mais de 3,7 mil atendimentos entre consultas médicas e de enfermagem, pequenos procedimentos cirúrgicos, visitas domiciliares, aplicação de vacinas, atendimentos de urgência e emergência, triagens e exames, consultas de fonoaudiologia, dispensação de medicamentos, entre outros serviços de assistência à saúde.

Como presidente, Temer incentivou a qualificação do Ensino da Medicina no país

Em abril de 2017, o presidente da República Michel Temer estabeleceu a medida que ficou conhecida como “moratória” para a abertura de novos cursos de Medicina no país. Na prática, a iniciativa definiu o prazo de cinco anos em que vigoraria a suspensão da abertura de novos cursos de Medicina. À época da edição da portaria, haviam cerca de 2.335 vagas em processo de autorização pelo Ministério da Educação. A medida buscou a melhoria no ensino nas faculdades de Medicina, possibilitando avaliar a qualidade da formação médica no Brasil. Nesse sentido, a excelência na formação dos profissionais médicos, atributo reconhecido na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é essencial para a qualidade da assistência no país.